sexta-feira, 20 de junho de 2008

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO BÁSICA


Mesmo com toda a tecnologia que temos a nossa disposição, a escola continua utilizando os mesmos métodos de anos atrás: aulas presencias e o professora repassando conteúdos que muitas vezes não servirão para nada.
Temos que começar a aproveitar as tecnologias disponíveis (DVD, Internet...) para transformar nossos alunos em cidadãos criativos, inovadores e com auto-estima. A escola precisa se tornar inovadora. Dessa forma o professor se transforma em um mediador, pois as aulas expositivas seriam abolidas e os alunos desenvolveriam projetos individualmente e em grupos, através de pesquisas, utilizando todos os recursos disponíveis.
Apenas as series inicias continuariam com um professor trabalhando ao mesmo tempo com todos os alunos, pois ler, interpretar, escrever, contar e raciocinar continuam sendo fundamentais nessa nova forma de ensinar. Depois dessa fase, desenvolvem-se grandes temas, em pequenos grupos, onde o professor se torna uma espécie de tutor, auxiliando os alunos em seus projetos e pesquisas.
A presença na escola continuará, mas de forma diferente, pois os alunos poderão escolher em qual espaço irão estudar (biblioteca, sala de vídeo e dvd, laboratório de informática...), ou seja, ocorrerá o convívio físico e virtual.
Todas essas mudanças vão demorar a acontecer, pois é difícil sair do método tradicional para algo tão “moderno”, vai depender da nossa criatividade e de gestores inovadores, que não tenham medo de mudar.


http://www.eca.usp.br/prof/moran/caminha.htm

2 comentários:

Cibele disse...

Criatividade com certeza é fundamental para transformar nossos espaços escolares em ambientes dinâmicos, de cooperação.
Abraços
NTE Blumenau / Mrisa

CarlArtes disse...

Procura-se "gestores que não tenham medo de mudar!!!!".E professores também!!!
Eu gostaria muito de trabalhar nessa escola. Acho que é nesses moldes que funciona a Escola da Ponte, em Portugal.
Quem sabe um dia eu verei essa escola, digo, nós veremos.
Um beijo, bem otimista, Carla